Seguidores

terça-feira, setembro 02, 2014

A convivência com o Melasma



Hoje quero falar um pouco sobre Melasma, descobri o nome desta mancha que tenho na pele, somente o ano passado, mas também não tive isso a vida toda, está aqui a mais ou menos 4 anos, já foi um pouco mais clara e não me incomodava tanto, mas como continuou a escurecer , fui ao dermatologista e descobri do que se tratava e as formas de amenizar sua aparência.

Melasma: é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ocorrer nos braços e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também nos homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e principalmente à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição  à luz Ultravioleta  e mesmo à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética e  histórico familiar também influencia no surgimento desta condição.

Comigo surgiu realmente numa época em que estava tendo muita acne, a chamada " acne da mulher madura" que normalmente ocorre devido a alterações hormonais ( tenho síndrome dos ovários micropolicísticos), então meu ginecologista me indicou usar o Diane ( bem antigo não é?) além de tratamentos tópicos. As acnes sumiram, mas depois disso o melasma começou a aparecer, devido também ao fato de eu ficar horas em frente a tela de um computador , sempre usei filtro solar, mas isso não impediu que ele aparecesse.

O tratamento é principalmente a proteção contra os raios ultravioletas,  cremes e proteção solar em comprimido.


Uso para lavar a pele o Effaclar gel concentrado desincrustante da La Roche Posay, ele limpa e desobstrui os poros, além de reduzir a oleosidadade.



Uso a loção hidratante Epidrat Ultra da Mantecorp,  garante até 24 horas de hidratação e tem como promessa que após o uso prolongado sua pele ficará hidratada por até 30 dias, rico em vitaminas A, C e E, além de ceramidas e aveia.





Uso durante o dia o Blancy gel creme clareador da Mantecorp, sim uso de dia , seguindo as orientações da minha dermato, creme levinho e de fácil aplicação,ele distribui a melanina na pele.


                                  



Durante a noite uso Tri-Luma da Galderma, é um clareador muito forte, não dá pra de forma nenhuma esquecer o filtro solar.






E falando em proteção solar, o primeiro que usei foi o Photoprot FPS100 da Biolab, na cor escura, ele tem esta possibilidade de dar uma leve cobertura para a pele, fica bem oleoso, usei alguns meses, mas devido a textura minha pele que já tem tendência a oleosidade, ficava sempre 'brilhando', resolvemos trocar pelo   Minesol actif Unify da Roc FPS 80 um gel creme bem mais leve e deixa com um aspecto pesado e oleoso.
Tomo também o Heliocare cápsulas previne intolerância ao sol, fotoenvelhecimento.


( imagem da internet, pois não uso mais)





( imagem da internet, porque o meu acabou)







Meu melasma, embora possa parecer pequeno não é e fica visível a todo momento , mesmo quando uso base e pó, disfarça, mas não esconde totalmente.



Aqui uma foto sem a mancha.


Aqui com a mancha , com filtro solar e pó.



Tenho feito tratamento a um ano e ele não diminuiu, segundo minha dermato, ele é do tipo bem severo, mas a boa notícia é que não tem aumentado, então já fico feliz, há em outras partes do rosto, pequenas manchinhas, mas eu não vejo se não for com a lente de aumento que ela usa no consultório.
Então, é assim que vivo com esta danada desta manchinha, fico bem atenta e cuido bastante para não aumentar. Dá trabalho , mas é o jeito.
E você, tem algo aí que te dá trabalho/
Linda noite.
Beijos


Obs: não sei porque este blog muda a letra do meu post, sem eu fazer nada para isso, desculpem me.

8 comentários:

PAULO TAMBURRO. disse...


Cheguei até aqui através de amigos comuns.

Foi muito bom ter encontrado seu blog ao qual voltarei sempre!

Também, estou lhe convidando para conhecer alguns dos meus blogues cujas temáticas são humor, narrativas de vida e amor.

Amor que transcende,enaltece, valoriza e encanta a vida de cada um de nós.


Confira: e ficaria honrado com sua presença e quem sabe seguir-me:

FALANDO SÉRIO.
http://ptamburro.blogspot.com.br/

FRAGMENTOS DO ACASO
http://paulotamburrosexo.blogspot.com.br


HUMOR EM TEXTOS
http://paulotamburro.blogspot.com.br/


Se quiser conhecer todos os meus blogs, basta clicar, no meu nome, neste comentário, lá em cima ao lado da chave que espero lhe abra todas as portas.

Um abração carioca

ღ Magda ღ disse...

Oi Andreia!
Vim conhecer seu blog e amei tudo por aqui.
Olha, eu uso o Effaclar e o protetor solar da Roc, são ótimos produtos. Minha pele é bastante oleosa... :(
Faço o convite para conhecer meu cantinho também, espero que goste.
Beijocas e uma linda semaninha!

Márcia Zilio disse...

A vida é uma só! A nossa vida e a nossa história é única! Amei seu cantinho! Obrigada pela visita no meu blog de cerejisses! beijos e boa semana!!!

Flávia Pardal disse...

Eu tb tenho essas manchas, e apareceram depois que comecei a usar anticoncepcionais,tomova sol, e qdo vi, já tava toda manchada. usei aqueles acidos manipulados para tirar, saia, mas qdo tomava sol, voltada o jeito foi deixar de tomar no sol no rosto, na praia estu sempre de chapeu, até qdo entro na água hehehehe.
Os cuidados se resumem em creme para manchas noturno, creme diurmo, filtro solar e nada de sol no rosto.

DE TUDO UM POUCO disse...

Oi Deia realmente esta com esse alerta e Eu estou super triste por isso não postei mais, e infelizmente não sei resovler...
No momento estou com varios problemas de familia e sem dinheiro ... mas me desculpa vou dar um jeito....

Paty

ღღღღ Cici ღღღღ disse...

Na minha pele tem surgido umas manchinhas escuras tb. A dermato disse que era por causa da idade... bahhhh! rs
Mas preciso consultar uma segunda opinião, pq não curto maquiagem e a coisa tá ficando feia. rsrs
Que bom que a sua está controlada. Como vc disse, só o fato de não aumentar já está ótimo, né!
Bjns
:)

Pepa disse...

Oi Andreia, é a Vi, se isso te incomoda tem que se cuidar mesmo.
Eu tenho algumas manchas, mas sou meio relaxada com os cremes..kkk
Bom fim de semana,beijos,Vi

Anônimo disse...

Oi, Moça.
Continue com o seu tratamento. Vai conseguir reverter essa situação. Certamente. Mas saiba que: sem manchas ou com manchas você é simplesmente linda. Li seu post, onde diz que vai voltar àquele lugar no seu futuro casamento. Seja feliz. Você merece. Doces.

 
//